Ilha de Mato | DESCUBRA
121
page,page-id-121,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Descubra: atividades para todos!

ILHA-DE-MATO---Logo---Ícone-branco80x80

PASSEIOS/TRILHAS

PASSEIOS DE 1 DIA

ANGÉLICA E PURIFICAÇÃO

Caminhada média de 2 horas (ida/vinda) a partir do Bomba (1500 metros da Pousada Ilha de Mato) que é uma pequena vila no final do Vale do Capão.

A trilha começa atravessando o rio do Capão três vezes até a Cachoeira da Angélica. Subindo por uma trilha nas margens do rio, chega à Cachoeira da Purificação. Trilha linda, e Cachoeiras que fazem justiça aos seus nomes.

CACHOEIRA DA BOA VISTA

Situada no povoado simples da Conceição dos Gatos a 9 km da vila do Capão, 20 minutos de carro. Existem duas formas de chegar a Cachoeira: 10 minutos de caminhada, atravessando o rio e um campo de futebol (subida e descida) ou 5 minutos de caminhada de fácil acesso por dentro da propriedade de Zezão.

Na cachoeira podemos desfrutar de um delicioso banho e uma belíssima paisagem. Poço com pequenas quedas de cachoeira.

CACHOEIRA DA FUMAÇA POR CIMA

Trilha de 5 horas em média (ida e vinda). São 6 km até a Cachoeira da Fumaça, maior do Brasil em queda livre com 380 metros de altura. A Cachoeira da Fumaça é o atrativo mais visitado da Chapada Diamantina, que ao cair levanta uma névoa formada pela ação do vento, trazendo a água de volta antes de chegar ao chão, daí derivando o nome de Fumaça.

GERAIS DO RIO PRETO

O início dessa trilha é no Vilarejo do Bomba, que fica a 1.500 metros da Pousada Ilha de Mato. Cruzando o rio do Capão três vezes subida em direção ao Vale do Patí (Serra da Moitinha), passando pelo córrego das Galinhas e alcançando os Gerais do Vieira.

A impressão é que estamos em enormes campos de futebol, devido a vegetação de gramíneas e sempre vivas que formam um espetáculo com o passar do vento.

Em determinado momento se pode ver, ao mesmo tempo, as escarpas do Vale do Patí e do Vale do Capão. Banho de rio em uma pequena cachoeira com água pura e gelada (Rancho dos Guinezeiros).

RODAS E RIO PRETO

Caminhada de 1 hora e 30 min. até a cachoeira do Rio Preto em caminhos feito por tropeiros do século passado. No retorno passamos pela cachoeira das Rodas.

Trilha agradável, sombreada e descida íngreme próxima a cachoeira.

A Cachoeira do Rio Preto tem queda de 4 metros e poço para banho.

Na Cachoeira das Rodas, tem uma serie de quedas d´agua e pequenas piscinas que formam uma grande cachoeira inclinada e longa ideal para contemplação da natureza e descanso.

RIACHINHO

Cachoeira do Riachinho

De carro ate a ponte do Riachino. Lá, inicia uma pequena caminhada de dez minutos até a cachoeira que tem queda de aproximadamente 8 metros e um poço perfeito para relaxar e se banhar. O Riachinho está no Parque Municipal de Palmeiras e recentemente foi criada uma trilha bem acessível.

POÇO DO GAVIÃO

Passeio de 4h (ida/vinda). O poço do Gavião tem mais de 100 metros de comprimento, uma lagoa no meio das montanhas. Após uma subida longa, por cima da serra pode-se observar diversas espécies de Orquídeas, Bromélias e várias outras plantas nativas da região como o Candombá. O Poço do Gavião possui água limpa e de cor escura-avermelhada.

GRUTAS, PRATINHA E PAI INÁCIO

Pratinha

De carro até a cidade de Iraquara, conhecida por possuir um número grande de grutas e cavernas, dentre tantas está a Torrinha que é a mais completa do Brasil e possui roteiro que chega a três horas de caminhada, passando pela maior Flor de Aragonita (formação geológica) do mundo.

A segunda visitação é a Pratinha, uma gruta com água cristalina e azulada, onde é possível fazer flutuação com equipamentos e guia especializado em um ambiente quase sobrenatural. Também é possível descer na tirolesa que termina na piscina natural.

Depois segue para o Morro do Pai Inácio para assistir um grande espetáculo da natureza, o pôr do sol com vista de 360º acima do Vale do Cercado, considerado um dos cartões postais da Chapada.

Passeio que dura um dia completo, com retorno à noite para o Vale do Capão.

PASSEIOS DE 3 A 4 DIAS

FUMAÇA POR CIMA, POR BAIXO E PELA FRENTE

Trilha de três dias com pernoite em barracas.

1º dia: visita Cachoeira por cima e desce a Serra do Macaco em direção ao Vale da Fumaça. Pernoite na Toca do Macaco.

2º dia: segue até a base da Cachoeira, trilha pelo leito do rio em um canyon úmido e com vegetação de Palmeiras e samambaias em paredões enormes com mais de 400 metros de altura, até o poço da cachoeira. Lá o visual é encantador, algo que supera as expectativas de beleza natural.

Volta pela mesma trilha e caminha em direção a Cachoeira da Capivara, um atrativo belíssimo com poço lindo para relaxar.

Pernoite na toca da Capivara.

3º dia Caminhada para a Cachoeira do Palmital, uma queda de água em um paredão lindo e um local diferente de tudo que conhece.

Subida em direção à cachoeira da Fumaça de frente. Único local que dá para ver a Cachoeira por completo, retorno para o Vale do Capão.

VALE DO PATI

O Vale do Patí é o coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), não só pela sua localização, mas também pela importância que representa. Nascentes de água, lindas cachoeiras, gruta, espécies endêmicas, comunidade tradicional, ambientes naturais com belezas cênicas únicas dessa região.

Considerada a melhor trilha do Brasil, no Patí existem inúmeros roteiros, dependendo do seu condicionamento físico. Seu acesso é a pé (não existe estrada para carro), pode ser via o Vale do Capão, Andaraí ou Guiné. Essa é uma trilha onde a limitação do homem é superada pela descoberta do novo, e para desvendar esse Vale encantado é necessário descobrir os próprios limites. Se permitindo o desapego e respeitando as diferenças e os locais.

O ponto alto dessa vivencia é a hospedagem na casa dos nativos que oferecem pernoite de todos os gostos e valores, além das dinâmicas e atividades em grupo que desenvolvemos para integrar o grupo e conectá-lo a natureza.

Nós (Pousada Ilha de Mato) somos especialistas nesse roteiro, levando grupos pra lá desde 2003 com condutores capacitados e cadastrados na ACV-VC.

Roteiros personalizados de quatro e cinco dias. Forme o seu ou deixe que organizamos para o seu perfil.

VOLTA AO PARQUE 6 DIAS

VOLTA AO PARQUE 01

Os roteiros descritos abaixo servem para se ter uma idéia das possibilidades, mas você pode criar o seu e teremos o maior prazer em atendê-lo.

1° dia: Café na Pousada Ilha de Mato. Trilha Cachoeira da Angélica e Purificação, noite livre para conhecer a fascinante Vila do Capão. Pernoite na Pousada Ilha de Mato.

2° dia: Trilha de cinco horas (ida/vinda) para conhecer a maior cachoeira do Brasil em queda livre, a Cachoeira da Fumaça com 380 metros de altura. Pernoite Pousada Ilha de Mato.

3° dia: Torrinha, Pratinha, Pai Inácio e Lençóis.

Primeiro visita a Torrinha que é a gruta mais completa do Brasil, localizada em uma RPPN, a Torrinha possui uma formação geológica maior do mundo, a Flor de Aragonita.

Segundo atrativo é a Pratinha: uma gruta que possui águas totalmente azul, Lá é possível fazer flutuação com equipamentos e guias especializados para observar as inúmeras espécies de peixes. Também é possível descer na tirolesa.

Depois o destino é o Morro do Pai Inácio para assistir um grande espetáculo da natureza, o pôr do sol com vista de 360º acima do Vale do Cercado, considerado um dos cartões postais da Chapada. À noite, a linda cidade de Lençóis (Patrimônio Histórico) jantar e Pernoite.

4° dia:    Conhecer o Poço Azul e o Poço Encantado, com suas águas cristalinas e azuladas causadas pelo contraste da água limpa, do solo e raios solares. Almoço.

Após esse momento mágico, visitar Igatú, a cidade de pedra. Vestígios da sua história estampada no museu do garimpo e nas casas feitas de pedra.

É como voltar no tempo, pernoitar na vila de Igatú é realmente inacreditável.

5° dia: Após o Café da manhã seguir para Mucugê, visitar o Cemitério Bizantino, herança do poder dos senhores do garimpo, e retornar para o Capão, passando pelo Guiné e banhando-se na Cachoeira do Riachinho. Pernoite na Pousada Ilha de Mato.

6° dia: Dia livre para passear na Vila do Capão.À noite, traslado Vale do Capão/Rodoviária de Palmeiras.

VOLTA AO PARQUE 02

1° dia: Trilha de cinco horas (ida/vinda) para conhecer a maior cachoeira do Brasil em queda livre, a Cachoeira da Fumaça com 380 metros de altura. Pernoite na Pousada Ilha de Mato.

2° dia: Capão/Guiné. Caminhando pelas alturas, Gerais do Vieira e Gerais do Rio Preto até o mirante do Vale do Patí, para assim descer a Serra dos Esbarrancados na Vila do Guiné. Durante essa trilha passamos por rios para banho.

Vamos de carro do Guiné para a cidade mais charmosa da Chapada Diamantina, Mucugê. Visitaremos o famoso cemitério Bizantino, atrativo histórico que revela o poder que os senhores do garimpo possuíam. Pernoite em Mucugê.

3° dia: Estrada para Ibicoara, lá iremos para cachoeira do Buracão, um dos atrativos mais belos da Chapada, essa cachoeira está encravada em um cannion que impressiona pela força da água que cai, formando uma nuvem em nossa direção.

Para chegar até a cachoeira temos duas opções: entrar na água e nadar (com coletes salva vidas) ou atravessar uma pinguela que passa por cima do rio.

Pernoite em Mucugê.

4° dia: vamos conhecer o Poço Azul e o Poço Encantado, com suas águas cristalinas e azuladas causadas pelo contraste da água limpa, do solo e raios solares. Almoço.

Após seguiremos para Igatú, a cidade de pedra, visitaremos o museu do garimpo e as casas feitas de pedra.

5° dia: Após o Café da manhã seguiremos para a cidade de Lençóis (patrimônio histórico), fazemos um tour pela cidade e almoçamos.

No final do dia, pôr do sol no Morro do Pia Inácio, um grande espetáculo da natureza. Esse final de tarde é especial, uma visão panorâmica do Vale do Cercado e do Vale do Capão.

Pernoite no Capão, Pousada Ilha de Mato.

6° dia: sessão de alongamento e aula de técnicas circense na lona cultural da pousada. À noite traslado para Rodoviária.

VIVÊNCIA 4X4

VIVÊNCIA 4X4

Aqui, os clientes são convidados a observar o ritmo, as qualidades, as texturas, as cores, os cheiros, os sons e sabores da natureza, convocando-os a refletirem sobre seus hábitos de vida, comportamentos, sua saúde e sobre sua responsabilidade com o meio ambiente, consigo próprio e com o outro. O Projeto 4X4 consiste numa programação de atividades conectadas aos 4 elementos da natureza (terra, água, ar e fogo), coordenadas por uma psicóloga e um educador físico, durante 4 dias de vivências no Vale do Capão. In loco, o cliente é acolhido de forma amorosa e receptiva e através do elemento TERRA, realiza passeios descalços na terra molhada, experimenta o banho de argila natural, pratica a compostagem, planta mudas de árvores numa área de reflorestamento e conhece produções de nativos locais (apicultura, frutas passa, artesanatos, etc). A ÁGUA é referenciada pelos banhos de rio e cachoeira, consumo racional na pousada e utilização de energia solar.

O AR, através dos exercícios respiratórios, passeios a cavalo e vivências acrobáticas aéreas no circo. Por fim o FOGO é o momento de ativar as ações e despertar a prontidão, através de vivências nas rodas de histórias, danças e cantos na fogueira.

O público alvo é variado, crianças, adultos, jovens, homens, mulheres, enfim, qualquer pessoa que deseje participar da proposta de hospedagem vivencial.

AULAS DE CIRCO

Oferecemos aulas de circo particulares e para os hóspedes/visitantes com o objetivo de aproximá-los do universo mágico do circo, proporcionar autoconhecimento, bem estar, superação de limites, além do desenvolvimento físico e artístico. As técnicas ministradas são: perna de pau, acrobacias de solo e aérea (tecido, trapézio, corda, cilindro giratório), malabares e corda bamba. O agendamento pode ser feito por telefone e/ou email.

 

Todo ultimo sábado do mês realiza-se a Vivência Circo em Família, projeto coordenado por Luanna Lima, psicóloga e artista circense e Muquinho, educador físico.

Consiste num espaço onde pais e filhos experimentam o circo de forma lúdica e criam uma comunicação diferenciada do cotidiano. Utiliza-se diversos recursos artísticos, brincadeiras e exercícios corporais para despertar mais os sentidos e junto com as técnicas circenses, estabelecer um espaço de mais confiança e cuidado mútuo. Não é necessário ter feito circo antes, a proposta é favorecer um diálogo mais lúdico, saudável e criativo entre pais – responsáveis e seus filhos(as) através da magia circense. Vagas limitadas, favor consultar disponibilidade.

LOCAÇÃO DO ESPAÇO PARA VIVÊNCIAS EM GRUPO E EVENTOS 

A infraestrutura da Lona Circense é composta por: lona com 8mtx13mt em formato oval; piso emborrachado com tatames de EVA; cama elástica; monitores em circo para promoverem oficinas; banheiro próximo ao espaço; arquibancada e cadeiras; som; refletores PAR LED colorido. Verificar disponibilidade e solicitar orçamento através do email – ilhademato@gmail.com

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos artistas, em todo o mundo, é a falta de tempo e condições para se dedicarem às suas produções. As residências na Ilha de Mato funcionam em dois momentos do ano, nos meses de Março a Abril e Agosto a Setembro. O artista interessado envia sua proposta artística com cronograma, currículo e o período desejado, para o email: residencianailha@gmail.com, e nos dias 15 de fevereiro e 15 de julho são divulgados os resultados da seleção no site e também enviado um email para os selecionados. Para cada período serão selecionados até 03 artistas independentes e/ou 01 grupo/coletivo/trupe com até 04 pessoas.

 

A proposta de residência deverá ter duração de 45 dias e será disponível para o artista durante esse período: espaço diário para treino (3h/dia), hospedagem e consultoria de diretor. Não inclui: transporte, alimentação e deslocamentos no local; bebidas. A contrapartida será a realização de uma oficina para artistas da comunidade do Capão, na última semana da residência.

TREINAMENTO FUNCIONAL

Realiza-se regularmente treinamentos com a utilização de diversos recursos, dentre os quais, equipamentos circenses (cama elástica, corda indiana, tecido, trapézio), caminhadas, alongamentos, com o foco no aprimoramento físico e desenvolvimento da consciência corporal. O profissional que acompanha os treinamentos é educador físico formado.

TRANSPORTE PARA PASSEIOS E TRASLADOS

Dispomos de veículo Toyota Bandeirantes 4X4 com capacidade de até 12 pessoas para passeios pelo Vale do Capão e em torno do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Ilha de Mato - Favicon